A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) participou neste sábado (09) da Aula pública em defesa do cumprimento do projeto de restauro integral do Instituto de Educação General Flores da Cunha e comemoração do aniversário de 153 anos do IE, celebrado no dia 5 de abril.
Organizado pelo Movimento em Defesa do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em parceria com a Faced/UFRGS, o encontro foi marcado por críticas à proposta do então Governo Leite de colocar dentro do prédio um museu do futuro. A deputada Sofia reforçou a luta em sua manifestação (assista aqui).
Sem diálogo com a comunidade escolar, o então governador Eduardo Leite (PSDB) assinou, no dia 18 de janeiro, uma ordem de serviço para reiniciar as obras de restauro do Instituto, com planos de que o lugar abrigue o Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, o Centro Gaúcho de Educação Mediada por Tecnologias (Cegemtec) e o Museu da Escola do Amanhã, projetos não relacionados à escola.
Ao dividir o espaço, a escola, além de perder cerca de mil vagas, terá seus espaços reduzidos para laboratório, sala de vídeo, de informática, sala de professores(as), entre outros.
Os membros do Movimento defendem que o desejo da comunidade escolar, o de que projeto integral da escola seja executado, seja ouvido e respeitado. Já são cinco anos de espera, mas o atual governo precisa chamar a comunidade, escutar e respeitar quem está no chão da escola.
O Movimento em Defesa do Instituto é composto por:
- Comunidade escolar e Associação das ex-alunas do IE
- Faculdade de Educação da Universidade Federal do RS – FACED-UFRGS
- Centro dos Professores do Estado do RS – CPERS/Sindicato
- Sindicato dos Professores do Ensino Privado – SINPRO/RS
- Central Única dos Trabalhadores – CUTRS
- Associação dos docentes da UFRGS – ADUFRGS/Sindical
- União Metropolitana de Estudantes Secundaristas de Porto Alegre – UMESPA
- União Gaúcha de Estudantes Secundaristas – UGES
- União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES
- Deputada Estadual Sofia Cavedon – PT