Reunião aconteceu no Ministério Público e encaminhou visita ao local na próxima semana
Com a presença da deputada Sofia Cavedon, do prefeito Volmir Rodrigues, além da Corsan, da Procuradoria Geral do Estado e do Ministério Público, a reunião de trabalho do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição – MEDIAR MP tratou na tarde desta quarta-feira, 4, da regularização fundiária e da deficiência de abastecimento de água na ocupação Arroio José Joaquim, em Sapucaia do Sul.
A mobilização das quase 800 famílias acontece desde outubro do ano passado, quando mais de 3 mil pessoas, dentre elas 500 crianças, ficaram sem abastecimento de água. O problema perdura até hoje e caminhões pipa tem sido levados às comunidades de forma emergencial.
“Água segura e limpa é um direito essencial para a vida, o Estado não pode negar água mesmo onde a situação é irregular. A boa notícia é que nenhuma família será retirada dali, as integrações de posse estão congeladas. É inadmissível o que acontece em Sapucaia e, enquanto isso, o governo Leite foca suas forças em rifar a Corsan ao invés de fortalecê-la. ”, afirmou a deputada Sofia Cavedon que tem atuado intensamente junto às comunidades desde o ano passado. A população reivindica serviços públicos essenciais como luz, água, coleta de lixo, asfalto e atendimentos de saúde e assistência social.