As trabalhadoras terceirizadas da limpeza das escolas estaduais de Porto Alegre, da Empresa GFG – Recursos Humanos, ocuparam nesta quarta-feira (11) a Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RS) reivindicando o pagamento dos seus salários.
A deputada estadual Sofia Cavedon, que foi intermediar a situação e apoiar as terceirizadas, questionou a Direção Geral da Secretaria sobre a advertência ou multa à empresa, com a Seduc retornando que estava notificando a GFG. “Mas já é o segundo mês de atraso, sendo o segundo mês de contrato e sem vale transporte também. Não é admissível não ter agilidade e nem seriedade com a educação”, enfatizou a deputada cobrando a resolução do problema para que não se repita.
A direção da empresa, que foi chamada para a reunião, se comprometeu em realizar o pagamento nesta quinta-feira (12), mas não deu garantia, informa Sofia. A Seduc disse que não dá mais para manter os contratos terceirizados assim e pretende contratar diretamente os prestadores de serviço até o final do ano. A declaração é uma conquista da luta dessas mulheres, afirma a deputada que se comprometeu a voltar à Seduc com as trabalhadoras caso não saia o salário até sexta e a encaminhar uma denúncia ao Ministério Público caso o assunto não seja resolvido. “A empresa teria obrigação de ter três meses de dinheiro em caixa para eventuais atrasos, a Seduc está encaminhando a multa, mas isso precisa ser urgente porque as trabalhadoras das escolas exigem respeito” enfatizou a deputada.
“As trabalhadoras não receberam no 5° dia útil. Depois, seria dia 10/05, ontem. Hoje, quarta, dia 11, a empresa disse que não tem certeza que pagará até sexta-feira”, disseram as representantes da Associação Unidos Terceirizados e do 39° Núcleo do CPERS, que estavam no apoio às trabalhadoras.