Duas importantes emendas parlamentares propostas pela deputada estadual Sofia Cavedon estão mais perto da execução a partir do mês de julho. Em reunião no dia 30 de junho com a Secretária Estadual da Cultura Beatriz Araujo, Sofia cobrou celeridade por parte da Sedac no processo que destinará R$ 80 mil ao Museu do Hip Hop e definiu metas para o lançamento do edital de R$ 160 mil para intercâmbios da Rede RS Pontos de Cultura.
Segundo a produtora executiva do projeto Museu do Hip Hop, Liege Biasotto, “a presente emenda se destina à qualificação física e material do Museu, com sede em Porto Alegre. Os projetos arquitetônicos são fundamentais em uma obra deste porte”. A capital do estado do Rio Grande do Sul será sede do primeiro Museu do Hip Hop que se tem conhecimento em nosso continente. O Museu funcionará na Escola Oswaldo Aranha, fechada em 2018 pelo governo do RS e,desde então, ociosa. Ali funcionarão projetos voltados à cultura popular, geração de emprego e renda, shows, oficinas e atividades culturais.
“A expectativa em torno do edital de intercâmbios para a Rede RS Pontos de Cultura também é grande. Trata-se de uma destinação de emenda parlamentar amplamente debatida no âmbito do Comitê Cultura Viva”, explica a deputada. O edital, pensado para fomentar a política estadual de Cultura Viva, permitirá aquisição de equipamentos e viagens de intercâmbio entre Pontos de Cultura. “A expectativa é que este seja o próximo edital lançado pela Sedac”, conclui Sofia Cavedon.