A grave situação da educação da Rede Municipal de Porto Alegre está além das pilhas de materiais e equipamentos estocados e sem uso nas cozinhas das escolas, como mostra o cenário em que está a EMEF José Mariano Beck, localizada no bairro Bom Jesus da capital. A afirmação é da deputada Sofia Cavedon, presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, que também acompanha os sérios problemas do ensino no município e que em breve terá relatório do acompanhamento in loco realizado pela deputada.
Na José Mariano Beck é preocupante o nível em que se encontram os banheiros da escola. Em visista realizada no dia 05 de junho pela equipe do mandato da deputada foi constatada a interdição de vários, dos 20 banheiros que a escola possui, sendo que os demais funcionam sem descarga. “É no balde!”, explica a direção. Existe um vazamento interno na tubulação, na caixa d’agua que a Prefeitura não resolve. Esgotos transbordando, assoalhos de algumas salas apodrecendo. Toda a limpeza da escola é feita com baldes. A água não tem pressão.
Sofia destaca que desde 2021 o vereador Jonas Reis protocolou o pedido no sistema da prefeitura solicitando os reparos, mas o DMAE apenas fez alguns ramais da rua para ter água nas torneiras.