A deputada Sofia Cavedon (PT) fez uma defesa do Instituto de Educação General Flores da Cunha no período do Grande Expediente da sessão plenária, nesta quarta-feira (18), no Plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo, em sessão realizada no formato híbrido. Ela lembrou das conquistas da comunidade escolar, desde 2012, com a elaboração do projeto de reforma do instituto, posterior licitação e problemas que surgiram, parando a obra. Ela criticou o governo Leite pelo desrespeito com a educação no Rio Grande do Sul, considerando o abandono promovido, e lembrou de denúncias em andamento. Sofia reiterou que a luta pelo Instituto de Educação (IE) continuará. Ela convidou para mais um movimento em sua defesa, a ser realizado domingo, a partir das 10 horas, no Brique da Redenção, promovido pela Frente Parlamentar e o Movimento em defesa do IE.
Sofia usou o tempo do Grande Expediente para relatar todos os movimentos desse período para manter o IE. Criticou duramente a proposta levada adiante pelo governador Eduardo Leite para retirar o espaço da escola, com o objetivo de criar um Centro de Desenvolvimento de Profissionais da Educação mediado por Tecnologias e um Museu Escola do Amanhã. Entre os movimentos, citou a coletiva de imprensa em defesa do Instituto, realizada em 9 de fevereiro de 2022. “Na ocasião, a comunidade escolar realizou uma manifestação pública sobre o retorno das obras de restauro do IE, paralisadas desde 2019, e apresentou sua contrariedade à proposta do Palácio Piratini”, recordou a deputada.
A deputada destacou que o governo está ciente dos problemas enfrentados pela comunidade escolar do IE, mencionando que o atual vice-governador, Gabriel Souza, teve acesso às denúncias quando deputado, na ocasião em que presidia o Parlamento gaúcho. Ela disse que o governador Leite usou parte de recursos da área educacional para obras de acessos asfálticos.
Participaram a professora do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Heloísa Rabeno; mãe de aluno e do Movimento em Defesa do IE, Maria da Graça Morales; a aluna do Centro Acadêmico do Instituto de Educação Flores da Cunha, Sara Hoffmann da Conceição; e o antropólogo, diretor da Associação dos Artistas Plásticos do RS Francisco Lisboa, vice-presidente do Instituto Zoravaia Bettiol e conselheiro eleito pela Sociedade Civil no Conselho Estadual da Cultura do RS, Bem Bernardi.
Ouça a íntegra do discurso da deputada Sofia Cavedon no Grande Expediente desta quarta-feira.
Matéria da Agência de Notícias da ALRS