Lutando para não fechar e para conquistar o turno integral, a EEEF Bahia, localizada no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, acionou a deputada e presidenta da Comissão da Educação da AL/RS, Sofia Cavedon, que esteve em reunião com a comunidade escolar no início da manhã de segunda-feira, 11.
Atualmente, a instituição, que atende 295 alunos, possui turno integral do 1º ao 5º ano. Em sua maioria, crianças e adolescentes dos bairros Rubem Berta, Mário Quintana, Bom Jesus e dos Quilombos Silva e Vila Kédi.
Entretanto, o turno integral está sendo ameaçado por conta da municipalização do ensino, já que a Secretaria Municipal de Educação (SMED), quer instituir educação infantil na escola, para atender a demanda de vagas. De acordo com a direção, o secretário municipal de educação, José Paulo da Rosa, e um engenheiro da SMED, fizeram uma visita para avaliar o espaço.
Porém, a escola não possui lugar para comportar mais estudantes e, por isso, o município quer retirar as turmas do 7º ao 9º ano. “Não dá para retirar um direito para colocar outro. Não aceitaremos retrocessos”, enfatizou a deputada.
A escola já atende o 9º ano, mas tem demanda na região para mais três turmas. Além do 1º ano que tem lista de espera de 134 crianças para apenas 25 vagas. A meta da EEEF Bahia é que o turno integral se estenda do 6º ao 9º.
A deputada entrou em contato com o secretário municipal de educação, que confirmou a visita à escola para avaliar a área e uma possível expansão conveniada, mas disse que percebeu a necessidade que a escola tem de mais salas.
Na quarta-feira, às 14h, Sofia tem reunião marcada na 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) com as mães e pais dos alunos da escola para tratar sobre os assuntos. O encontro será na sede da CRE, Rua Coronel André Belo, 705, Porto Alegre.