Pular para o conteúdo

Educação Infantil – Capital tem déficit de mais de 7 mil vagas para 2024

Semana de preparação para o início das aulas de educação infantil em Porto Alegre e no Estado, a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputada Sofia Cavedon, esteve na Jornada Pedagógica da Educação Infantil 2024 promovida pela Prefeitura da capital, e desctaca a grave situação da educação infantil em Porto Alegre onde faltam mais de sete mil vagas”, diz a parlamentar. Para Sofia a educação infantil tem que ser respeita e ter investimento: é uma idade, uma etapa estratégica de brincar, de se desenvolver, de criar e que a gente precisa valorizar e garantir”, enfatiza.

A deputada informa que nova reunião do do Grupo de Trabalho que trata a situação na capital será realizada nesta sexta-feira (09), às 14h, na sede da Defensoria Pública do RS (Rua Sete de Setembro, 666 – Centro Histórico).

Sofia destaca que das 17.302 inscrições para 2024, 9.724 foram contempladas ficando um déficit, somente em Porto Alegre, de 7.578 vagas. “Na capital temos escolas infantis com obras abandonadas desde a gestão Fortunati/Melo e o atual prefeito, Sebastião Melo, perdeu a oportunidade de concluir essas escolas quando o o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas e Paralisadas da Educação Básica para a retomada e a conclusão de 5.441 obras na área da educação. Melo optou por um caminho tortuoso via Unesco e não temos ideia de quando essas obras irão iniciar”, enfatiza a deputada.

O Grupo de Trabalho que discute a problemática reúne os Conselhos Tutelares, a Defensoria Pública Estadual (DPE/RS), a Secretaria Municipal de Educação (Smed/PoA) e a Assembleia Legislativa do RS. As reuniões têm ocorrido periodicamente desde a denúncia dos Conselheiros Tutelares em abril d 2023 na Comissão de Educação da AL/RS e contam com a participação também do Fórum das Entidades dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Atempa-Educadora.