Novo cadastro das famílias será feito pelos moradores
“Direito à habitação popular é o tema que nos trouxe ao Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre, com as lideranças da Vila Liberdade e das comunidades envolvidas no entorno da Arena do Grêmio. Há muito tempo que se deve moradia para aquelas comunidades. Todo o empreendimento feito lá só impactou a vida daquelas famílias e não trouxe os benefícios prometidos, em especial moradia digna”. A manifestação é da deputada Sofia Cavedon (PT), que acompanha e luta com as comunidades há anos para que tenham casas dignas para morar.
A reunião foi nesta quarta, 20, com o diretor do Demhab, André Machado, e conforme Sofia, alguns dos problemas conseguiram ser encaminhados. Realização de novo cadastro, que será feito pelos moradores e moradoras, e a conquista de garantia da limpeza do valão na Rua José La Porta com a oferta de Bônus Moradia às famílias atingidas. “Estamos ao lado da comunidade e vamos avançar agora com as políticas públicas do governo Lula. Foram seis anos de governos que não investiram em habitação popular, agora temos novas possibilidades com o programa Minha Casa, Minha Vida”, destaca a deputada.
A Comissão de Moradores da Vila Liberdade e da Vila Areia apresentaram as demandas e afirmaram que “as comunidades deram um grande passo hoje, após muitas lutas, e reconhecem que as lutas não param por aqui”. Também participou o assessor do Grupo Desabafa, da Zona Norte da capital, Rodrigo Schley.