Audiência Pública debateu a situação em São Sebastião do Caí
Vivendo com o impasse há três anos, os moradores da cidade de São Sebastião do Caí e dos municípios vizinhos, estão lutando para que, pelo menos, tenham isenção da taxa cobrada na praça de pedágio dentro da comunidade, na ERS 122.
A Audiência Pública, coordenada pela deputada e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Desporto e Tecnologia, Sofia Cavedon (PT), ocorreu no Centro de Cultura, em São Sebastião do Caí, reunindo moradores da cidade e arredores, prefeitos, representação comercial e Câmaras Municipais.
Conforme Sofia, o debate com a comunidade foi unânime em exigir do Governo do Estado e da concessionária, a implementação imediata do parcelamento que o sistema free flow permite e a isenção das comunidades que são impactadas pela praça de pedágio dentro da comunidade.
No encontro, a deputada entrou em contato com o secretário-chefe da Casa Civil do RS, Artur Lemos, solicitando reunião com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul (Agers) e o convidou para buscarem nova reunião com o no Tribunal de Contas do Estado (TCE) que já tem processo em andamento sobre a situação.
Outro problema apontado pelos moradores durante a reunião, foi a destruição de mais de 20 tendas da agricultura familiar, em Bom Princípio, provocadas pela concessionária sem autorização ou aviso prévio.
Na próxima terça-feira (23), em caravana até a Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a comunidade buscará apoio das deputadas e dos deputados, pela isenção do pagamento das tarifas exorbitantes.