Mulheres Mil visa garantir o acesso das detentas ao mercado de trabalho ao saírem da privação de liberdade
No início do mês, a deputada e presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da AL/RS, Sofia Cavedon (PT), visitou o Presídio Estadual Feminino de Torres, e conheceu a proposta para implementar o projeto “Mulheres Mil” na instituição e que será realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Com o objetivo de contribuir para o andamento do projeto a deputada apresentoua proposta, na quinta-feira (18), para a desembargadora da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça, Dra. Jane Vidal, que garantiu o envio para a comarca responsável e também para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto.
Conforme Sofia existe a necessidade ainda de uma sala multifuncional para iniciar o curso em julho. “São 25 mulheres selecionadas que serão capacitadas e terão acesso à educação, promovendo a inclusão social e o acesso ao exercício da cidadania”, desta a parlamentar. O Mulheres Mil tem a finalidade de possibilitar o acesso à educação, promovendo a inclusão social e o acesso ao exercício da cidadania, além de defender a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres, contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mundo do trabalho.