Pular para o conteúdo

Motorista de aplicativo sofre ataques misóginos de colegas contra PL dos Aplicativos

Sofia intermediou encontro entre Carina e a desembargadora da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça

A deputada e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da AL/RS, Sofia Cavedon (PT), intermediou o encontro entre a desembargadora da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça, Dra. Jane Vidal, e a motorista de aplicativo e membro do Sindicato dos Motoristas de Transporte Individual por Aplicativo do Rio Grande do Sul (Simtrapli/RS), Carina Trindade.

Conforme Sofia, Carina vem sofrendo injúrias e ameaças graves com conteúdos violentos e misóginos de colegas que não concordam com o Projeto de Lei 12/2024, que pretende regulamentar os aplicativos de transporte de passageiros.

Os ataques chegam através das redes sociais do Sindicato ou do próprio  WhatsApp de Carina. A motorista que já soma sete anos à frente do transporte por aplicativo, encaminhou todas as ameaças e os boletins de ocorrência para a desembargadora. Os boletins geraram um inquérito policial e em paralelo com a Ouvidoria da Mulher do TJ, o caso entrará em processo judicial.

A PL 12/2024 apresentada pelo presidente Lula (PT), prevê mudanças na jornada de trabalho com no máximo 12 horas de duração e remuneração mínima de R$ 32,10 por hora trabalhada. Além de Direitos previdenciários como auxílio maternidade do INSS, inclusão previdenciária dividida entre empresa (20%) e trabalhador (7,5%) e representação sindical em negociações coletivas e demandas judiciais e extrajudiciais.