Durante a agenda pela região sul do estado, a deputada e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da AL/RS, Sofia Cavedon (PT), esteve em reunião com o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Eraldo Pinheiro.
Na reunião, realizada dia 26 de abril na sede da UFPel, o pró-reitor falou sobre o Programa de extensão “Andorinha”, realizado em parceria com a prefeitura de Pelotas, que visa aproximar estudantes de escolas da rede pública municipal da Universidade. Entre as ações do projeto estão: ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Além da apresentação do Programa, Eraldo entregou para a deputada, um documento com a proposta de um projeto chamado “MDancE”, cujo intuito é retomar a realização anual da Mostra de Dança Escolar, realizada no município entre os anos de 1992 a 2007.
Conforme Sofia, o Programa tem o propósito de valorizar a formação superior em dança e estimular a comunidade e os jovens das escolas públicas a se interessarem pela arte.
Além do pró-reitor, a equipe proponente conta com a professora Eleonora Santos, da Coordenação de Arte, Cultura e Patrimônio, Cátia Carvalho e Raquel Dias, técnicas em assuntos educacionais, e as professoras Cíntia Morales e Maritza Freitas, colaboradoras do projeto. Também presente na audiência, a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura (MinC), no Rio Grande do Sul, Mariana Martinez, e o pré-candidato à vereador de Pelotas, Ivan Duarte.