À convite da Liga das Escolas de Samba de Arroio Grande, na região sul do estado, a deputada e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da AL/RS, Sofia Cavedon (PT), se reuniu nesta quinta-feira, 25), com o grupo no Centro Cultural Basílio Conceição, para conversar sobre a falta de estrutura no Carnaval do município. Existem cinco escolas de samba na cidade, sendo uma delas, mirim.
Uma das demandas da comunidade é a falta de galpões para ensaios e armazenamento de fantasias e alegorias, já que muitas peças ficam dispersas na casa dos integrantes por não terem lugar fixo para ficar. As escolas ganharam um terreno da prefeitura, mas, não possuem orçamento para a construção dos galpões.
A cidade tentou entrar no CEUs da Cultura do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), mas não conseguiu por não atender os critérios de seleção. De acordo com a Liga, a dificuldade em conseguir espaços na cidade para atender a demanda, é que em sua maioria, são espaços interditados e sem liberação do Corpo de Bombeiros.
Entre as propostas de lugar, a comunidade levantou a hipótese de utilizar um prédio federal desocupado que pertence à Justiça do Trabalho. A ideia é transformá-lo em um centro cultural para as escolas de samba.
Conforme Sofia, ficou acordado durante a reunião que as escolas de samba irão elaborar um documento com as propostas do projeto para apresentar em uma reunião para o Corpo de Bombeiros da cidade.