A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) encaminhou para a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura propostas para ações emergenciais de proteção dos animais, frente a crise climática que assolou o RS. A parlamentar ressalta que os números são impactantes com a marca de mais de 12.300 animais resgatados.
Sofia percorreu os diversos abrigos que acolhem animais e observou que ONGs e voluntários são majoritariamente os responsáveis pelos cuidados e por maior que sejam a comoção e a mobilização social é impossível dar conta dessa gigantesca tarefa. É urgente a destinação de orçamento extraordinário e ação do Estado para dar conta de tamanha demanda, destaca.
A deputada sugeriu as seguintes ações de forma emergencial:
- Mutirão para atendimento médico veterinário nos abrigos. São muitos animais doentes, sendo necessária uma força tarefa para atender a todos;
- Mutirão de castração. É fundamental que o governo do Estado promova a castração dos animais junto aos abrigos, articulando orientação para que os municípios se responsabilizem por estes mutirões no âmbito municipal;
- Promoção de uma grande campanha de adoção responsável;
- Identificação por microchipagem. Estabelecer estrutura com contratação emergencial de profissionais e insumos necessários, após atendimento médico veterinário e castração, para que constem os dados dos animais na microchipagem, para controle e identificação.
A deputada Sofia também indicou, para que as ações acima elencadas se realizem com sucesso, que se estabeleça políticas públicas com ações emergenciais que envolvam os municípios e seus abrigos, em especial a Unidade de Saúde Animal Victória, em Porto Alegre, que está subaproveitada, realizar parceria com o Hospital Veterinário da UFRGS e com outras unidades, se assim for necessário.