A deputada estadual Sofia Cavedon (PT), também presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, em roteiro pela cidade na última quinta-feira (11), visitou o Hospital de Caridade de São Jerônimo, para quem a parlamentar destinou uma emenda orçamentária no valor de R$ 100 mil para que as manutenções no Hospital de Caridade possam ser feitas. Sofia foi recebida pelo diretor João Batista Pozza, que lhe entregou um dossiê com fotos das novas necessidades e importantes pedidos de recursos e equipamentos. A Deputada se comprometeu em interceder a liberação junto a Secretaria Estadual de Saúde.
Ao lado da pré-candidata à vereadora, Lourdes Viana, que alertou a Deputada sobre a situação do hospital, atingido pela enchente, mas que antes já apresentava problemas em sua estrutura, Sofia Cavedon criticou o governo Leite que chegou a retirar recursos do hospital, através do Programa de Incentivos Hospitalares Assistir. “Atualmente a instituição conta com uma ala obstétrica toda reformada, inclusive com parto humanizado, mas tem ainda problema de umidade, algumas salas, que são antigas, necessitam reformas e também precisam de ampliação de leitos junto ao Governo Federal quer também irei interceder”, afirma a parlamentar.
Educação
Na visita ao Município a deputada Sofia visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Alves e reuniu-se com a diretora Carmem Lúcia Ribeiro onde trataram da situação da escola que, com seu prédio em reforma, estava em um espaço provisório que foi muito afetado pela enchente de maio. “A Castro Alves necessita de recomposição total, pois teve seus móveis destruídos pelas águas. A sede original para onde eles voltaram agora está com o telhado e a elétrica prontos, depois de muita movimentação e luta da comunidade. A escola precisa também arrumar o pátio, os brinquedos das crianças, a recuperação e cobertura da quadra escolar e laboratórios de informática”, destaca a deputada.
Sofia também deixou o Observatório da Educação Infantil no RS, lançado recentemente pela Comissão de Educação. Outros exemplares da edição foram entregues para Lourdes Viana para que cheguem à Secretaria Municipal de Educação e ao Conselho Tutelar da cidade. A edição completa do Observatório da Educação Infantil no RS está no link: https://bit.ly/ObservatorioEducacaoInfantil