No final da manhã desta terça-feira (24), a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa promoveu homenagem aos 70 anos da Feira do Livro de Porto Alegre. O evento marca a abertura da Feira Antes da Feira que ocorre hoje e nesta quarta-feira (25) no Espaço Carlos Santos, térreo do Palácio Farroupilha, na entrada do Parlamento, e tem o propósito de dar apoio à retomada do setor cultural e do setor livreiro afetados pelas enchentes de maio no estado.
Ao abrir o evento, a deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão, lembrou que a atividade antecede a Feira do Livro da capital e nasceu de uma escuta nessa nova fase de recuperação da cultura, com apoio dos parlamentares e da Mesa Diretora. ‘”A gente sonha que se torne permanente aqui na Assembleia”, disse lembrando a importância da leitura e do papel do escritor. Ela agradeceu a presença do escritor Sérgio Faraco, patrono da 70ª edição da Feira, e citou seu livro de memórias, Lágrimas na chuva.
Faraco destacou o fato de em meio às funções legislativas, “a Casa ocupar-se também dos livros”. Nascido em Alegrete, autor de extensa lista de ficção, crônicas, além de memórias, lembrou que a feira na AL é um grande estímulo ao setor que após as cheias mostrou ser “como o junco, dobra-se mas não quebra. Permanece de pé’’, proferiu.
Para o presidente da Câmara Riograndense do Livro, Maximiliano Ledur, o apoio do Parlamento dá visibilidade à edição que está sendo preparada na Praça da Alfândega, e relembra as dificuldades do mercado editorial afetado pela enchente. Mais de 20 empresas entre livrarias, distribuidoras e bibliotecas foram devastadas pelas águas. A Feira do Livro ocorre de 1º a 20 de novembro, no centro da capital, uma das regiões atingidas.
Também se manifestaram Sílvio Bento, da Secretaria da Cultura RS; Mari Martinez, do Ministério da Cultura; João Xavier, do Clube de Editores do RS; e Liana Timm, Associação Gaúcha de Escritores (Ages). Presentes, ainda, deputado Dr. Thiago Duarte (União), deputado emérito Raul Pont, e representantes do Tribunal de Contas RS e de setores da Casa.
Programação 2º dia (quarta-feira, 25)
10h – Abertura das bancas e visitação pública.
13h15 – Sarau Mulheres em Prosa com Liana Timm e convidadas (Luciana Éboli, Laís Chaffe, Naia Oliveira, Adriana Maschmann, Magalhe Oliveira, Benette Bacellar, Vera Ione Molina, Neli Germano e Fatima Farias).
14h – Atividade para o público infantil com a contadora de Histórias Jacqueline Oliveira que apresentará as histórias Gabola e a Baleia e O reino do Arco-íris.
16h – Sessão de autógrafos com as escritoras Ana Dos Santos (Maiúscula) e Fátima Farias (Palavras são Mudas).
16h30 – Encerramento da Feira com Sarau das Escritoras Negras com Taiasmin Ohnmacht, Fátima Farias, Negra Jaque, Ana Dos Santos, Carmem Lima, Delma Gonçalves e Nathy Poeta Desperta.
O evento reúne livrarias, distribuidoras e editoras independentes e tem como entidades parceiras a Escola do Legislativo da AL, e as já nominadas, Câmara Riograndense do Livro, Clube de Editores do RS e a Associação Gaúcha de Escritores (Ages).
Fonte: Agência de Notícias da ALRS