A EEEF Leopolda Barnewitz, no bairro Cidade Baixa, na capital, conquistou o turno integral e agora corre o risco de ser municipalizada. Caso isso aconteça, a escola perderá a garantia do turno integral além da perda de muitos professores. A informação é da deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que reuniu-se no dia 10/10 com a comunidade escolar.
Sofia sugeriu no encontro o Regime de Colaboração em que o município coloque turmas de Educação Infantil nas salas disponíveis e a escola se mantenha como estadual. A realização de um abaixo assinado nesse sentido a ser entregue ao governo municipal, ao Estadual e ao Ministério Público será promovido pelas famílias.
“É impossível aceitar que com uma dívida tão grande com a Educação Infantil, o município de Porto Alegre queira assumir turmas do Ensino Fundamental e se negue a realizar o compartilhamento dos espaços nas escolas estaduais para dar conta pelo menos da pré escola, idade em que quase 5.000 crianças não são atendidas”, destaca a deputada.
Há dois anos em tempo integral a Leopolda Barnewitz atende alunos do 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental.