Pular para o conteúdo

Estudantes da UERGS de Santa Cruz do Sul precisam de segurança urgente!

No final de julho, a deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação da ALRS, recebeu uma carta das e dos estudantes de Engenharia e Agroecologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), relatando a insegurança no campus de Santa Cruz do Sul. Ao longo dos anos, a área em que fica a instituição sofre com a falta de iluminação, portões e reparos em sua estrutura. Já houve várias ocorrências de assassinato, tiroteio e estupro!

Nesta quinta-feira, 07, Sofia reuniu-se com os professores que também relatam os mesmos problemas e preocupações dos alunos. Conforme a deputada, no início, a UERGS ficava junto a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Em 2009, passou para o terreno de uma antiga escola estadual que teve a área cedida pelo município. Anos depois, a prefeitura pediu novamente. Foi cedido pela universidade um Termo de Cessão de uso de 30 anos, porém a comunidade relata que durante esses 15 anos, a relação entre eles e os governos municipais foram conflituosas gerando uma série de problemas.

“Antes, a Brigada Militar realizava rondas dentro da instituição, mas, quando a prefeitura tomou a área de volta, a BM foi retirada. No momento, só há um vigilante que é pago pela universidade” afirmou a comunidade escolar no encontro salientando que “não há ônibus que deixe os alunos na porta da instituição, apenas em uma parada perto. O restante do caminho sem segurança, os estudantes precisam fazer a pé”. Segundo Sofia, em razão disso, há baixa procura pelos cursos e a UERGS Santa Cruz do Sul poderá fechar as portas. “Não vamos deixar isso acontecer”, afirmou a deputada que assumiu o compromisso de continuar acompanhando o caso e fazer uma Audiência Pública sobre a situação.