Pular para o conteúdo

Sofia leva ao MEC a pauta dos IFs de Rio Grande e Rosário do Sul

Sofia no MEC trata dos IFs de Rio Grande e Rosário do Sul

Sofia Cavedon articula com o MEC novo curso de Cinema e Audiovisual no IFRS – Campus Rio Grande e reforça a demanda pelo Instituto Federal em Rosário do Sul

Nesta quinta-feira, 27, a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) liderou comitiva em Brasília para agenda no Ministério da Educação. O encontro teve como foco a proposta de criação de um novo curso na área de Cinema e Audiovisual no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande. Sofia também aproveitou a ocasião para reiterar junto ao MEC a demanda pela instalação de um campus do Instituto Federal em Rosário do Sul, reivindicação histórica da região.

Estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Charles Okama de Souza; a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Patrícia Barcelos; e a chefe de gabinete da Assessoria Parlamentar, Rachel Araújo Moreira Lopes Coelho.

A proposta do novo curso surgiu a partir de uma escuta realizada em 2023, durante a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional do campus. O levantamento apontou que 44% das respostas da comunidade manifestaram interesse pelo eixo tecnológico “produção, cultura e design”, com destaque para a área de audiovisual.

Esse interesse está ligado ao trabalho do projeto de extensão Oficina de Cinema (OfCine), ativo há mais de uma década e em funcionamento contínuo desde 2016. Em 2021, o projeto ganhou ainda mais força com a criação do Núcleo de Produção Audiovisual OfCine/IFRS, em parceria com o Ministério da Cultura.

A comitiva do IFRS foi formada pelo diretor-geral do Campus Rio Grande, Carlos Fernandes Junior; o diretor de Desenvolvimento Institucional, Derlain Monteiro de Lemos; o diretor de Administração, Walter Souza Ferreira; e a coordenadora do Núcleo de Produção Audiovisual, Raquel Andrade Ferreira. O assessor parlamentar Heitor Lermen, representando o deputado federal Alexandre Lindenmeyer, também integrou a delegação.

Foram entregues duas cartas de apoio à proposta: uma da prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira, e outra do presidente da Câmara de Vereadores, Rovam Castro.