Pular para o conteúdo

Sofia e Sindicato dos Vigilantes denunciam empresa terceirizada acusada de assédio

Assédio na empresa terceirizada de universidade é denunciado pelo Sindicato dos Vigilantes e pela deputada Sofia Cavedon (PT) em reunião realizada nesta quarta-feira (04) com Magno Carvalho de Oliveira, Pró-Reitor de Planejamento e Administração da UFCSPA, e Evelise Fraga de Souza Santos, Pró-Reitora de Infraestrutura. No encontro foram tratadas as denúncias gravíssimas de assédio moral e de gênero sofridas pelas vigilantes terceirizadas da empresa Jumper no campus.

Conforme Sofia e as representantes do SindiVigilantes, Rosane Schmitz, Cristiloren Alves da Luz e Eni Severo, relatos de ameaças, perseguições e situações absurdas foram levadas à Reitoria como a situação de vigilantes que não podem nem sair da guarita para ir ao banheiro, além de ligações e áudios de colegas pedindo socorro, dizendo que não aguentam mais trabalhar em um ambiente ruim.

A deputada afirma que a UFCSPA foi muito aberta em acolher as denúncias e afirmou que assédio não representa a instituição. A Pró-Reitoria garantiu que dará andamento às denúncias, inclusive com a possibilidade de rescindir o contrato com a empresa ou, no mínimo, não renová-lo.

“Seguimos defendendo que não basta apenas romper o contrato, é preciso enfrentar a cultura de violência contra as mulheres na segurança privada. Ainda mais agora, com a aprovação do nosso projeto de lei em três comissões, que estabelece cota de 30% de mulheres na vigilância, e que agora segue para votação no plenário” argumenta a parlamentar afirmando que ” assédio não se tolera, se combate.”

Denúncias podem e devem ser encaminhadas para: ouvidoria@ufcspa.edu.br