O Partido dos Trabalhadores do RS recebeu nesta quarta-feira,16, a comunicação da gestão compartilhada da presidência para os próximos quatro anos entre o deputado Valdeci Oliveira e a deputada Sofia Cavedon. O anúncio ocorreu na sede do PT estadual.
Conforme Sofia Cavedon a construção se deu de forma coletiva e a unidade do Partido foi alcançada para enfrentar os próximos desafios. “Nosso PED foi muito rico, com encontros, debates, reuniões de todas as correntes em várias cidades, como é importante ouvir a base. O saldo é muito positivo, muito bacana e essa é a tradição do Rio Grande do Sul, de participação, de reuniões regulares, da executiva, do diretório. Tenho a sensação muito boa desse processo que fizemos nesses dois meses de encontro, de camaradagem. Esse compartilhamento não é uma coisa só formal, a gente vai realmente dialogar e encontrar os melhores posicionamentos do PT se apresentar o ano que vem, que é para a eleição do Lula. É uma excelente finalização para dentro e para a sociedade que o PT estará em campo forte e muito unido. São esses os motivos que nos movem a compartilhar a gestão. Valdeci, quero te agradecer pela capacidade de diálogo e a todas as correntes. Todos ganhamos, o PT, o presidente Lula, o Brasil e o Rio Grande”.
Para o deputado Valdeci, “o PED de 2025 foi mais um aprendizado, exitoso, participativo, com debates de alto nível. Mas a unidade do PT é mais importante que qualquer disputa interna, por mais salutar que nossas eleições internas demonstram ser. Temos desafios pela frente que exigem de nós um trabalho conjunto, coletivo, que dialogue e amplie nossas ações com vistas a reeleição do presidente Lula, a reconquista do Piratini no estado, o enfrentamento ao fascismo e à ingerência externa sobre nossa soberania. E isso tudo exige muito diálogo, concertação, unidade, ação política e compreensão da conjuntura. E o PT gaúcho está dando exemplo neste sentido”, avaliou.
Pelo acordo, Valdeci será o presidente por dois anos e depois, pelos dois anos seguintes, quem ocupará a presidência da sigla será a deputada Sofia Cavedon. O mandato para o comando do partido é de quatro anos.