Acompanhando desde 2019 a situação da Casa do Estudante Aparício Cora de Almeida (Ceuaca), em Porto Alegre, a deputada estadual Sofia Cavedon (PT), junto com o secretário de Obras e Habitação, José Stédile, e o presidente da Casa, Lucas Kaique, conheceu nesta quarta-feira (04) o prédio que o Governo do Estado está oferecendo para os estudantes.
Sofia explica que após a interdição do prédio da Riachuelo, em 2014, os estudantes foram alocados em vários imóveis na capital, mas em 2018 o Governo do Estado deixou de pagar os aluguéis, forçando o despejo deles, e não reformou a Casa. Na semana que passou, em reunião com a direção da Ceuaca, MP, Governo do Estado e a Deputada, uma nova proposta foi apresentada por parte do Poder Executivo. “O governo considera muito onerosa a reforma na Casa da Riachuelo e se dispõe a ceder um prédio de quatro andares, na rua dos Andradas, que só precisaria de uma daptação para os quartos”, informa a parlamentar.
Sofia destaca que já foram realizadas foram inúmeras reuniões com o governo, com a Uergs, com o promotor de Justiça da Habitação da Ordem Urbanística do Ministério Público Estadual (MPE), Heriberto Roos Maciel, além de audiências públicas. “Agora vamos aguardar a decisão dos moradores que farão assembleia para dar os encamihamentos”, informa a deputada.
Ceuaca – A Casa do Estudante Aparício Cora de Almeida (Ceuaca) é uma entidade que tem como objetivo prestar auxílio de moradia a estudantes de graduação e pós-graduação carentes de recursos socioeconômicos, que não possuam residência na região da Grande Porto Alegre. Os próprios estudantes são os responsáveis pela administração da Casa. A Ceuaca abriga estudantes de todas as partes do país. O prédio foi doado pelos proprietários a estudantes em 1935, com o objetivo de que servisse de abrigo para jovens com vulnerabilidade social e oriundos de outras cidades que chegassem a Porto Alegre a fim de estudar.