Deputada Sofia participou do anúncio em Brasília
O Governo Lula segue ampliando investimentos estratégicos no Rio Grande do Sul. Em Triunfo, foi confirmada a instalação de um novo campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), fortalecendo a educação pública e ampliando oportunidades de formação técnica.
A deputada Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, participou da reunião, realizada no dia 11/12 em Brasília, com o ministro da Educação, Camilo Santana, que aprovou a instalação do campus em Triunfo. A mobilização contou com apoio da Prefeitura, da Câmara Municipal, da comunidade, das lideranças da região que atuaram intensamente nessa luta, e do senador Paulo Paim (PT), que esteve presente nas articulações e reforçou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional.
A estrutura física já está disponível: a Escola Técnica Municipal Farroupilha, oferecida como contrapartida pela administração municipal, possui 2.215,40 m² em dois pavimentos, com salas de aula, laboratórios de Química, Física e Biologia, biblioteca, refeitório, cozinha, sala de professores, setores administrativos e quadra poliesportiva coberta. O espaço será adaptado para receber o IFSul, após audiências públicas que definirão os eixos de atuação, informa a deputada.
Desenvolvimento regional – Com mais esse investimento, o Governo do Presidente Lula reforça o compromisso com a educação e a saúde pública, pilares para o fortalecimento das regiões.
Expansão da Rede Federal
O anúncio de Triunfo soma-se ao histórico recente de expansão da Rede Federal no estado. Em 2024, o presidente Lula confirmou cinco novos campi do IFSul, fruto de intensa mobilização das comunidades locais. Mais recentemente, destaca Sofia, o campus de Rosário do Sul foi anunciado, consolidando a luta das lideranças regionais e reforçando o compromisso do nosso Mandato e do Governo Federal com a interiorização da educação técnica e tecnológica.
Participaram da audiência Michele Dias, primeira-dama de Triunfo e presidente do Grupo Interinstitucional; Carlos Corrêa, reitor do IFSul; o prefeito Marcelo Esswein; a presidente da Comissão de Educação da AL/RS, deputada Patrícia Alba (MDB); o senador Paulo Paim (PT); o deputado federal Paulo Pimenta (PT), entre outras autoridades.