Pular para o conteúdo

Última semana de inscrição para o curso Mulheres: a História que temos e a Escola que queremos

Encerram-se dia 26 de agosto (quinta-feira) as inscrições para o curso de extensão da Unipampa: “Mulheres: a História que temos e a Escola que queremos”, que inicia no sábado, 28, através de quatro Webinários virtuais via plataforma Zoom e que terá certificação.

As inscrições são feitas pelo link https://bit.ly/CursoMulheresUnipampa e informações pelo email cursomulheresunipampa@gmail.com. O curso formará Articuladoras de Práticas Pedagógicas para a valorização de mulheres e meninas no sentido da implementação da Lei 15.484/2020 de iniciativa da Deputada Estadual Sofia Cavedon (PT) que informa, já conta com mais de 150 inscritas.

Na programação do ciclo de Webinários, que ocorrerão aos Sábados – 28/8, 25/9, 30/10 e 27/11 – das 8h30 às 11h30, os encontros abordarão os temas: Nós, Mulheres: a História que temos e a Escola que queremos; Aprendendo a ver, aprendendo a libertar! Constructos sociais do afeto, da família e do trabalho; Escola: Leituras e escrituras de mulheres, jovens e meninas; e A voz e a vida das mulheres: quem comunica, acolhe e protege?.

O curso de extensão é uma parecria do Mandato da deputada Sofia Cavedon com a Unipampa, PUCRS, UFRGS, Movimento Kizomba da juventude, Coletivo Elza Soares, direções de escolas estaduais, redes municipais de Porto Alegre e Nova Santa Rita, SOF (Sempreviva Organização Feminista) e Institutos Federais (IFs).

A Lei Estadual 15.484, de julho de 2020, e também a Lei Municipal 12.507/2019, de Porto Alegre, (quando vereadora), são iniciativas da deputada estadual Sofia Cavedon, e dão base legal à educação não sexista nas redes de ensino e estimula municípios a terem leis próprias, como é o caso de Nova Hartz, Cruz Alta e Sapiranga. As leis trazem diretrizes para ações contra a reprodução do machismo e prevenção à violência nas escolas. Propõem a identificação e problematização de manifestações violentas e de discriminação contra mulheres e meninas; a capacitação das equipes pedagógicas e demais trabalhadores e trabalhadoras em educação; o estímulo ao registro e à socialização de práticas pedagógicas que atuem no sentido da erradicação de todas as formas de discriminação e violência; a valorização e o protagonismo das(os) adolescentes e jovens nas estratégias de reflexão e ação que problematizem manifestações de violência; incentiva o trabalho integrado com as diferentes linguagens artísticas e tecnológicas que favorecem o envolvimento e a reflexão dos temas.

Programação

Encontro 1 – 28 de agosto
Nós, Mulheres: a História que temos e a Escola que queremos

  • Painelistas:
    Suzana Cavalheiro – UNIPAMPA
    Natalia Pietra Méndez – UFRGS/Coordenadora do GENHI
    Mariglei Dias – Professoras de Escolas do Campo – Santana do Livramento
    Estela Balardin da Silva – Movimento Kizomba

Encontro 2 – 25 de setembro
Aprendendo a ver, aprendendo a libertar! Constructos sociais do afeto, da família e do trabalho

  • Painelistas:
    Jane Felipe – UFRGS
    Edla Eggert – PUCRS
    Carolina Chagas Schneider – Professora Rede Municipal de Porto Alegre
    Nalu Faria – SOF Sempreviva Organização Feminista – SP

Encontro 3 – 30 de outubro
Escola: Leituras e escrituras de mulheres, jovens e meninas

  • Painelistas:
    Ana Cristina – UNIPAMPA
    Marcela Richter – UNIPAMPA – Jaguarão
    Jaqueline Quadrado – UNIPAMPA – São Borja
    Ana Rafaela Alonso Console – Professora da Rede Municipal e Assentada de Nova Santa Rita
    Eduarda Milena da Silva – Coletivo Feminista Elza Soares

Encontro 4 – 27 de novembro
A voz e a vida das mulheres: quem comunica, acolhe e protege?

  • Painelistas:
    Gládis Kaercher – UFRGS
    Rubya Mara Munhoz de Andrade – TAE Reitoria UNIPAMPA
    Denize Groff – E se Fosse com Você? Sapiranga
    Letícia Grindri – ONG AMORAS