Mais uma escola da rede estadual de Ensino com sérios problemas de energia elétrica. Desta vez é a Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma, localizada em Palmeira das Missões. A situação foi tratada em reunião nesta sexta-feira (15) solicitada pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT) com a Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP).
No encontro com o coordenador de Obras Públicas da SOP, engenheiro Ricardo Todeschini, também participaram o vereador Davi Piovesan (PT) e Fabiana Cavalheiro Scalei, diretora da escola.
Conforme a deputada Sofia, os problemas na subestação de energia elétrica ocorrem desde 2015. “Há quatro anos estava quase caindo a subestação, já saiu o processo licenciatório através do Plano de Necessidade de Obras ainda no governo Sartori, e até agora nada foi resolvido”, destacou a parlamentar.
Segundo a diretora Fabiana Scalei, “a energia que está sustentando a escola é a residencial e é para sustentar laboratórios e toda a escola. O gerador é o mesmo que alimenta a comunidade e tem muito risco de ficar sem luz a qualquer momento, além da dificuldade de ligar os equipamentos”, disse a professora enfatizando que a Venina Palma não é apenas uma escola: “ela tem representatividade na comunidade. Temos curso técnico, EJA, mas estamos sem laboratórios. Não conseguimos atender os alunos”, afirmou.
O vereador Davi Piovesan (PT) salientou que a escola é fundamental para o desenvolvimento do Município. “É uma escola do fundamental ao técnico, com cerca de 800 estudantes e abrange toda a região com o curso técnico”, disse.