Pular para o conteúdo

Valorização das Mulheres e das Meninas nas escolas

Publicação das Cartas Pedagógicas e realização da segunda edição em 2022 do curso de extensão Articuladoras de Práticas Pedagógicas para a valorização de mulheres e meninas – Ciclo de Webinários Mulheres: a História que temos e a Escola que queremos, foram os encaminhamentos após a finalização da primeira edição realizada de agosto a novembro deste ano.

A promoção dos encontros, que ocorreram virtualmente, é uma parceria do mandato da deputada Sofia Cavedon com a Unipampa, que promoveu e certificou o curso, PUCRS, UFRGS, Movimento Kizomba da juventude, Coletivo Elza Soares, direções de escolas estaduais, redes municipais de Porto Alegre e Nova Santa Rita, SOF (Sempreviva Organização Feminista) e Institutos Federais (IFs).

Conforme a deputada Sofia Cavedon, a ideia surgiu da discussão para implementar a Lei Estadual 15.484/2020, de sua autoria, que traz diretrizes para ações contra a reprodução do machismo e prevenção à violência nas escolas. Propõe a identificação e problematização de manifestações violentas e de discriminação contra mulheres e meninas; a capacitação das equipes pedagógicas e demais trabalhadores e trabalhadoras em educação; o estímulo ao registro e à socialização de práticas pedagógicas que atuem no sentido da erradicação de todas as formas de discriminação e violência; a valorização e o protagonismo das(os) adolescentes e jovens nas estratégias de reflexão e ação que problematizem manifestações de violência; incentiva o trabalho integrado com as diferentes linguagens artísticas e tecnológicas que favorecem o envolvimento e a reflexão dos temas. Sofia também é autoria da Lei Municipal  12.507/2019, de Porto Alegre.

No Ciclo de Webinários foram abordados os temas: Nós, Mulheres: a História que  temos e a Escola que queremos;  Aprendendo a ver, aprendendo a libertar! Constructos sociais do afeto, da família e do trabalho; Escola: Leituras e escrituras de mulheres, jovens e meninas; e A voz e a vida das mulheres: quem comunica, acolhe e protege?