É um escândalo mais de 700 famílias serem abastecidas de água somente com caminhão-pipa. A declaração é da deputada estadual Sofia Cavedon (PT) referindo-se a falta de água nas ocupações Horto Florestal e José Joaquim, em Sapucaia do Sul.
Em reunião realizada na noite desta terça-feira (01) Sofia apresentou os encaminhamentos feitos como a solicitação de Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, bem como a articulação para realizar uma reunião com o governo, via Casa Civil e Secretaria de Obras e Habitação, para tratar da regularização fundiária das ocupações e a urgência na solução para a falta d’água na região. Ela destaca que a Corsan tem o programa Água, Vida e Cidadania, que tem recursos suficientes para resolver a situação, mas precisa da autorização do governo do Estado para colocar em prática. “É vergonhoso um governo negar água, especialmente nestes dias de calor intenso, para mais de 700 famílias”, afirma a deputada.
No momento, conforme a parlamentar, as comunidades estão sendo abastecidas por caminhões-pipas, que foi conquistada somente após manifestação e pressão junto a Prefeitura.
No encontro com as lideranças das ocupações participaram o vereador suplente Paulinho dos Santos (PT), o vereador Átila Andrade (PT) e o representante jurídico Manoel Bandeira.
As ocupações Horto Florestal e José Joaquim estão há pelo menos seis décadas às margens da RS 118, na área da Fundação Zoobotânica (terreno do Estado) e lutam pelo direito à moradia.