Pular para o conteúdo

Nossa Homenagem é a Luta por Respeito

Por Sofia Cavedon*

Nós vamos entregar flores de luta aos professores e às professoras neste outubro. Sabem por quê? 

Elas representam a superação dos tempos de inverno, das agruras da falta de sol, do frio, da chuva em excesso e da seca, das podas desastrosas, do cimento.

A força da resistência que hiberna na semente, que rompe as terras mais pauperizadas, que surpreende em cores e perfumes, despertando a sensibilidade, a alegria, a festa.

Em meio às rotinas frenéticas, às pressões da produtividade, as flores são como as resistências pedagógicas. Diante dos que tentam negar aos professores e professoras a gestão democrática das escolas, a autonomia pedagógica, a dignidade de salário e aposentadoria, espaços de trabalho com segurança, conforto e saúde, estímulo à formação, tempo de estudo e planejamento, direito a concurso e carreira que os valorizem – a resistência é insumo que exige a profissão.

Elas e eles, teimosos, florescem todo dia gerando sonhos, histórias, risos, descobertas, humanização. Produzindo vida, cidadania e capacidade de superação.

Sabemos que o adubo que faz a primavera acontecer na educação é o compromisso com o direito a ela. Direito das nossas crianças, jovens, adolescentes e adultos. Esse compromisso implica em luta diária e é a “rega” que viabiliza a realização das sementes em plantas, em flores e frutos!

Nos orgulham e nos emocionam sempre as professoras e os professores que combinam competência técnica com compromisso político. Com isso impedem o fechamento arbitrário de turmas, escolas, a redução da diversidade curricular, denunciam a falta de profissionais e a estrutura precária dos espaços. Reivindicam valorização e investimento para garantir que possam ser intelectuais atualizados (as) e com as condições materiais para realizarem a educação criativa, competente e inclusiva.

Nossa homenagem nesse 15 de Outubro, dia do professor e da professora, é a luta por respeito. É como a celebração da Primavera, que ninguém deterá, para o bem da humanidade!

*Deputada Estadual e Vice-Presidente da Comissão de Educação da AL-RS