Artigo publicado no jornal Correio do Povo do dia 15 de outubro/2024
Sofia Cavedon*
Em recente relatório divulgado pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – o “Educacion at a Glande” (EaG) de 2024 demonstrou que entre os anos de 2015 e 2021, o Brasil praticou redução de investimento na educação, na casa dos 2,5% ao ano, enquanto os demais países aumentaram em média 2,1%.
As consequências são que aqui as professoras da Educação Básica, por exemplo, têm salário médio anual 47% menor que a média dos 38 países-membros da OCDE. E trabalham mais horas com os estudantes, com uma média bem maior desses por professor.
Não bastasse isso, as escolas são alvo de iniciativas políticas e projetos que tentam impor a censura, esvaziar a autonomia pedagógica e quebrar a necessária confiança e parceria entre escola e comunidade. Num contexto, muitas vezes, de infraestrutura precária, inadequada e obsoleta, de falta crônica de profissionais – para aulas, para inclusão, para a gestão de bibliotecas, para preparo de alimentos e cuidados de manutenção – e de recursos financeiros, o trabalho docente e de gestão escolar é um desafio gigantesco!
Ainda assim, o compromisso inabalável com o direito de cada criança, adolescente e jovem que constitui o ofício se revela a cada desafio. O tempo da convocação para a II Mostra das Boas Práticas Pedagógicas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que se realiza dia 18 deste mês, foi atravessado também pelas enchentes de maio. Ainda assim, 79 escolas, 222 autores e autoras, professores/as e alunos/as, de 49 municípios – 46 escolas municipais e 33 estaduais – responderam ao chamado e fizeram seu registro das práticas pedagógicas que avaliaram mais relevantes para compartilhar.
Sim é de compartilhamento que falamos. O conhecimento é processo, é recriação permanente, troca e reflexão, ou será apenas conteúdo anacrônico e inútil à construção de sujeitos de sua história, de suas aprendizagens e cidadania.
Parabéns a todas e todos que viveram, registraram e corajosa e generosamente compartilham sua alegria de educar! Esse compartilhamento, que agora multiplicamos em livros, é parte da luta por investimento e respeito pela educação e também nossa homenagem ao trabalho das e dos mestres.
*Deputada Estadual e Presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da ALRS