?NADA MUDOU?
Às escuras. Assim permanece há um ano a EEEF Santa Rita de Cássia, localizada na Grande Cruzeiro em Porto Alegre, visitada nesta segunda-feira (21), início do ano letivo, pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT) através da Operação Dever de Casa.
Conforme Sofia, a escola está sem rede elétrica, pois a fiação foi roubada várias vezes, e o governo do Estado não faz o seu dever de casa prejudicando em torno de 800 a mil alunos, que é a capacidade da Santa Rita.
“Resistindo e enfrentando as dificuldades a direção, professoras e trabalhadoras estão presentes na escola, que está com com meio turno pela manhã e meio turno pela tarde, nos horários onde se aproveita a luz do dia”, destaca a deputada. “Essa é uma triste tradução das enormes dificuldades que enfrentam as escolas nessa volta às aulas. Bem diferente da propaganda”, reafirma Sofia.
A diretora Jeanine Bergenthal relatou que a escola já teve três turnos e segurança. A deputada Sofia lembra que além da falta de luz, faltam oito educadores/as e professoras/es tiveram redução no difícil acesso e perderam a meia passagem. Presente no encontro a representante da comunidade, Cléa Blos, e professoras.