No próximo sábado, 18 de setembro, às 15h no Brasil (20h na Espanha e na França), acontece o diálogo “Paulo Freire vive em nossas resistências”, em comemoração aos 100 anos do educador, por iniciativa da Deputada Estadual Sofia Cavedon. Participam da atividade Ana Lúcia Souza de Freitas, doutora em Educacão e pós-doutora em Pedagogia Crítica, Pep Aparício Guadas, presidente do Instituto Paulo Freire del Estado Español, e José Clovis de Azevedo, Doutor em Educação e ex-secretário da Educação do RS. A atividade será transmitida ao vivo pelo Facebook da deputada Sofia Cavedon.
“Que sigamos o exemplo de Freire: revisitemos nossa experiência à luz de seu legado e reinventemos para o novo contexto, as estratégias de luta por outro mundo possível”, convida Sofia. Neste 2021, em que celebramos o centenário do nascimento de Paulo Freire, nome que nos remete à educação transformadora, este evento se soma às inúmeras iniciativas que buscam homenagear e refletir sobre a vida e a obra do pensador.
Não é por acaso que milhares de educadoras e educadores em todo o país encontram na obra de Paulo Freire ferramentas valiosas para seu ofício. Reconhecido como patrono da educação brasileira após a lei 12.612, de 2012, seu legado e reflexões estão mais atuais do que nunca. Os recentes ataques proferidos pela extrema-direita contra a imagem de Freire sinalizam a capacidade transformadora contida em sua concepção de educação.
Participantes:
Sofia Cavedon
Professora, foi vereadora por 5 mandatos em Porto Alegre e hoje é Deputada Estadual pelo Rio Grande do Sul. Sindicalista, foi Secretária de Educação, Presidenta da Câmara Municipal em Porto Alegre e a primeira Procuradora da Mulher em um Legislativo no RS.
Construtora da Escola Cidadã, defensora da Escola Sem Mordaça e da educação pública de qualidade para todas e todos. Uma educação que forme as nossas crianças e jovens em acordo com os princípios da solidariedade, da cultura da paz, do respeito às diferenças, do exercício democrático dos direitos e deveres da cidadania.
Ana Lúcia Souza de Freitas
Doutora em Educação (PUCRS, 2005) com estudos de Pós-Doutorado em Pedagogia Crítica (Liverpool Hope University, 2015). Atualmente aposentada, é pesquisadora convidada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão, integrando o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Avaliação e Gestão da Educação/GEPPAGE. Desde 2020, integra o Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França. Atuou como docente em outras Instituições de Ensino Superior: UNISINOS, PUCRS, FURG, UERGS e UNILASALLE. Foi professora e especialista em educação na Rede Estadual do RS e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhando também como assessora pedagógica da SMED e participando da construção do projeto Escola Cidadã. Participou, de forma continuada, por mais de vinte anos do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Autora dos livros: Andarilhagens de uma educadora pesquisadora: Cartas Pedagógicas e outros registros de participação no Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire (2020); Leituras de Paulo Freire: uma trilogia de referência (2020) e Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores (2001), coautora e organizadora dos livros Paulo Freire em diálogo com outros autores/as (2021); Contra o desperdício da experiência: a Pedagogia do Conflito revisitada (2009), entre outros; autora de vários verbetes no Dicionário Paulo Freire, entre eles, registro, curiosidade epistemológica e reflexão sobre a prática.
Pep Aparicio Guadas
Presidente do Instituto Paulo Freire del Estado Español, professor da FPA, membro do conselho de administração da revista DIALOGOS; participante de diferentes movimentos sociais e políticos, de educação popular; assessor de outras organizações e movimentos: de educação e formação de adultos, participação e autonomia.
Jose Clovis de Azevedo
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). É licenciado em História (1972), bacharel em História Econômica do Brasil (1975) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão e no Curso de Pedagogia do CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, DO IPA. Foi Secretário Adjunto de Educação do Município de Porto Alegre (1993-1996) e Secretário Titular da Educação de Porto Alegre (1997-2000). Foi o primeiro Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul – UERGS (2001-2003). Atuou na Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação CNTE (1989-1992) e foi Secretário Geral do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERS (1986-1989). No período de 2011 a 2014, foi Secretário de Estado de Educação do Rio Grande do Sul, membro do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação – CONSED e do Fórum Nacional de Educação vinculados ao Ministério da Educação.