Buscar estratégias para mobilizar na luta pelas bibliotecas escolares abertas é o objetivo da reunião que ocorrerá na segunda-feira, 23, às 17h, com todas as escolas estaduais e municipais de Cachoeirinha.
A iniciativa é da Frente Parlamentar de incentivo ao Livro e à Leitura da ALRS, presidida pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT) em conjunto com o Instituto Cultural e Social Ágora, entidade mantenedora da Biblioteca Comunitária Sol e Lua no Município.
Conforme a deputada Sofia o encontro, que será na Emef Maria Fausta Teixeira (Rua Anita Garibaldi, 163 – Vila Márcia – Parada 48), será com as escolas de Cachoeirinha que estão com as bibliotecas fechadas. “Nossa exposição “Pelo direito ao Livro e à Leitura: Bibliotecas Escolares Abertas”, que instalamos no dia 16 na Assembleia, também é itinerante e parte dela estará presente no evento”, informou ressaltando que “a principal ideia da reunião é pensar junto, com o Projeto Ágora e a comunidade escolar, estratégias para mobilizar o fomento ao livro e a leitura e pelas bibliotecas escolares abertas.”
Para a parlamentar as consequências da ausência de bibliotecárias, técnicos em biblioteconomia e professores qualificados também se mostram “nos espaços físicos das Bibliotecas que degradam-se com o desuso, com problemas de infraestrutura, que viram depósitos e no acervo que vai sendo perdido, desorganizado e desatualizado”. Segundo Sofia, “por mais que as equipes pedagógicas criem alternativas, e o fazem, a perda de recursos humanos que planejam, coordenam, estudem e articulem processos mediadores e impulsionadores da leitura e da escrita através dos livros é enorme”.
A deputada salienta ainda que “essa opção do governo estadual está evidenciada, com certeza, no baixo resultado das avaliações recentemente realizadas. A combinação da pandemia com a desigualdade social, o empobrecimento das famílias e o desinvestimento na educação, como é exemplar o tema das bibliotecas, atingem de maneira dura o direito à educação, à aprendizagem e ao sucesso escolar”.
Sofia enfatiza ainda que nossa luta é por todas as Bibliotecas Escolares abertas e adequadas, por concurso para Bibliotecárias e pela criação do cargo de Técnico em Biblioteconomia. Não desistiremos do direito ao Livro e à Leitura que esses espaços e profissionais possibilitam!”
Foram convidadas para participar do encontro Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região (CRB-10), Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB), Associação Gaúcha de Escritores (AGES), Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (SIMCA) e entidades da área do livro, leitura e bibliotecas.