Pular para o conteúdo

Campanha Livro é Vida! Operação Bibliotecas Escolares Abertas 2025

Reiniciada em fevereiro, a campanha Livro é Vida pela abertura das bibliotecas nas escolas estaduais, é um projeto desenvolvido pela deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Frente Parlamentar Estadual de incentivo ao Livro e à Leitura, que desde 2019 luta pela reabertura dos espaços de leitura.

Em roteiro pela Zona Sul do Estado, a deputada fez a entrega de livros para quatro escolas estaduais que visitou em Capão do Leão, Arroio Grande e Pelotas. “São mais de 2.300 escolas que desde 2019 estão sem bibliotecários/as ou profissional qualificado para a gestão do espaço – obra do desinvestimento de Eduardo Leite na educação”, afirma Sofia.

A campanha funciona com a arrecadação de doações de livros e o repasse dos mesmos para as escolas. “Nosso mandato recebe doações, visita bibliotecas, vê as necessidades, mobiliza pela reabertura, incentiva a reorganização de espaços”, destaca a deputada.

Conforme Sofia, “o atual acervo que está sendo repassado para as escolas foi uma doação de nove mil livros da entidade Mural Solidário, de Canela, que através da sua representante Edelweis Ramos, ofertou esse maravilhoso acervo literário”.

Sofia Cavedon afirma ainda que a Frente Parlamentar continua lutando para a efetivação da decisão do TCE/RS do ano passado, que atendeu a recomendação do Ministério Público de Contas (MPC), feita através da representação do seu Mandato ao órgão em 2019, e que recomenda a realização de concurso público para bibliotecários e técnicos em biblioteconomia, bem como orienta para a atualização e conservação do acervo literário das bibliotecas da Rede Estadual de Educação.

Contação de Histórias ganha emenda orçamentária

A novidade deste ano no projeto, revela a deputada, são as emendas que fez ao orçamento estadual de 2025 que patrocinará a contação de histórias para 40 escolas.

Sofia destinou duas emendas parlamentares, no valor de R$ 60 mil cada, para ações voltadas à educação e à promoção do acesso ao livro e à leitura em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Os recursos foram para a ONG Cirandar e para o Coletivo Cataventus, que realizarão a contação de história nas escolas selecionadas. “As atividades visam promover a oralidade, o contato lúdico com a literatura e o desenvolvimento do prazer pela leitura entre alunas e alunos, além de capacitar os professores para replicarem boas práticas de uso do livro, da leitura e da literatura no dia a dia escolar”, salienta a parlamentar.

A doação de livros ou a escola que deseja receber as doações para a biblioteca da sua escola, pode contatar e solicitar a visita pelo e-mail: sofia.cavedon@al.rs.gov.br