Dando seguimento ao projeto Caravana Pela EJA, um levantamento na rede estadual de ensino sobre como está a situação da Educação de Jovens e Adultos, a deputada Sofia Cavedon (PT) esteve nesta quarta-feira (5/5) a São Jerônimo e visitou as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Dr. José Atanásio e Castro Alves. A ação busca coletar informações sobre a liberação ou não de turmas do ensino de jovens e adultos.
“Através da nossa pressão e denúncia em parceria com as entidades e comunidade escolar muitas escolas já começaram a reverter a decisão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que começa a liberar turmas. Este é o caso da escola Dr José Athanásio, de São Jerônimo, que teve a permissão para retornar e manter a modalidade de ensino na sua totalidade. Uma vitória da defesa do direito à educação e da manutenção dos empregos dos professores e funcionários de escolas”, destaca a deputada. Sofia também reforça que já foi solicitada uma audiência com a Secretária Estadual de Educação para tratar do tema.
Segundo os professores …….. agora a Escola luta para que obras de melhorias sejam feitas, como o muro em torno da instituição e a quadra de esportes. Para Sofia é urgente uma posição mais séria do Governo sobre o andamento dos trabalhos de reparo e recuperação de prédios e instalações das instituições estaduais. “O Governo teve um ano inteiro de pandemia para resolver várias situações e não consegue avançar em uma questão imprescindível para a segurança e qualidade de vida da comunidade escolar que são as obras.”, destaca.
Obras na EEEF Castro Alves
A segunda escola visitada é a Castro Alves, instituição de 96 anos que atende 276 alunos do Ensino Fundamental. Apesar de não atender EJA, está com problemas estruturais sérios diz a diretora Glória Simões. “Fiação comprometida, grandes infiltrações e problemas com o teto de salas” destacou. A Caravana da EJA já esteve em escolas de Porto Alegre e Viamão.