Sobre o a Consulta Pública da modelagem de concessão da Carris à iniciativa privada:
Uma empresa pública com enormes serviços prestados à população porto-alegrense que faz 150 anos agora em Junho tem todas as condições de continuando pública encontrar um equilíbrio maior entre o que arrecada e o seu custo. Já foi gerida assim por vários anos durante as Administrações Populares de Porto Alegre. Ainda mais que o argumento da necessidade de aportes públicos cai por terra pois a prefeitura tem feito às empresas privadas.
Sob gestão pública e competente, a Carris conseguiu inovar em muitos itens que trouxeram acessibilidade, conforto e otimização do tempo do deslocamento da população. Foi assim que foram criadas as linhas transversais, diminuída a idade dos veículos, ampliado conforto térmico, ergonômetro e a acessibilidade.
Sob a gestão pública, a Carris é balizadora para todo o sistema e supre necessidades emergenciais e programas de acesso à cidade e à cidadania.
Então, tudo isso não pode ser alienado, sob pena de degradação ainda maior da oferta de transporte público. As recentes retiradas de subsídios nas passagens já pesam sobre a população, em especial estudantes e trabalhadores, que dirá a partir do monopólio privado de todas as linhas da cidade. Sou contra a concessão da Carris, pela preservação dos empregos públicos de motoristas e cobradores e pelo arquivamento do Edital sob a consulta 01/2022.
DeputadaEstadualSofiaCavedon #CarrisPública