Em mais uma audiência virtual, realizada nesta segunda-feira (25), a reabertura da Casa do Estudante em Porto Alegre – Ceuaca, foi pauta do mandato da deputada estadual Sofia Cavedon (PT) com o Ministério Público, através do Promotor de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística, Heriberto Roos Maciel, e governo do Estado com a participação do secretário de Obras e Habitação, José Stédile, e o presidente da Ceuaca, Lucas Kaique.
No encontro ficou definida a visita no dia 04 de novembro (quinta-feira), às 9h, ao prédio original da Ceuaca, localizado na Rua Riachuelo, 1355 e, após, ao espaço oferecido pelo Governo do Estado para abrigar a Casa de Estudantes que fica na Rua dos Andradas, 849 e 851.
Por sugestão da deputada Sofia a visitação terá a presença dos técnicos do Ministério Público e do Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge), além do governo do Estado, do IAB/RS e dos estudantes que coordenam a Casa.
Em 2014 cerca de 80 estudantes fizeram um acordo com o governo do Estado, que envolveria a saída dos moradores para que o prédio da Ceuaca passasse por reformas na edificação. A interdição ocorreu por falta de segurança, por ação do Ministério Público Estadual. Depois que os trabalhos fossem concluídos o local seria reaberto aos alunos. Desde que a casa foi desabitada, os estudantes passaram a receber um aluguel social e foram transferidos para outros imóveis. O governo do Estado não vem pagando o aluguel dos imóveis, forçando o despejo dos estudantes.