Os 25 anos da Fundação Cinema RS (Fundacine) foram comemorados em ato solene no Salão Júlio de Castilhos, no início da tarde desta quarta-feira (18). A homenagem é um reconhecimento da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciências e Tecnologia, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), à entidade pela parceria na execução de políticas públicas e estimuladora de ações educativas e de capacitação.
Criada para ser uma fundação de direito privado, a Fundacine atua como um hub apoiada por entes públicos e privados para impulsionar a indústria cinematográfica e audiovisual . Para Sofia Cavedon, a entidade é um misto que busca parceria com pluralidade, amplitude no conceito de audiovisual e geradora de fonte de riqueza. “Tem a missão de impulsionar a indústria cinematográfica e de audiovisual”, reforçou.
Fundador da Fundacine, o ator e cineasta Werner Schünemann explicou que a ideia era criar uma entidade permanente de apoio ao setor e ouvir dentro do conselho gestor o que a população esperava do cinema gaúcho. Um dos projetos, o Roda Cine, que terá em breve a sessão de retomada, leva o cinema aos municípios do interior. “Na primeira sessão em São Lourenço do Sul, tinha gente que nunca tinha visto um filme em tela grande”, contou. Segundo o ator, foi um dos congressos de cinema organizado pela entidade no estado que fomentou a criação da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Para o também fundador e atual diretor-presidente, Luiz Alberto Rodrigues, a homenagem mostra a relação de troca que a entidade mantém com o Legislativo e também com o Executivo. Beto Rodrigues, como é conhecido, reforçou, ainda, o papel da entidade num estado que produz de 20 a 30 filmes/ano. “Somos o 3º polo produtor, mas o 1º em produção per capita nacional”. Ele também defendeu a regulação para exibições nacionais e estrangeiras nas plataformas de streaming, a partir do projeto em tramitação no Congresso Nacional.
Paola Malmann, coordenadora de Projetos da Fundacine, também se manifestou. Participaram representantes do Ministério da Cultura, de universidades, entidades culturais e profissionais da área.
Matéria da Agência de Notícias da ALRS