Pular para o conteúdo

Comissão de Educação e Cultura promove ato solene pelos 25 anos da Fundacine

Os 25 anos da Fundação Cinema RS (Fundacine) foram comemorados  em ato solene no Salão Júlio de Castilhos, no início da tarde desta quarta-feira (18). A homenagem é um reconhecimento da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciências e Tecnologia, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), à entidade pela parceria na execução de políticas públicas e estimuladora de ações educativas e de capacitação.

Criada para ser uma fundação de direito privado, a Fundacine atua como um hub apoiada por entes públicos e privados para impulsionar a indústria cinematográfica e audiovisual .  Para Sofia Cavedon, a entidade é um misto que busca parceria com pluralidade, amplitude no conceito de audiovisual e geradora de fonte de riqueza. “Tem a missão de impulsionar a indústria cinematográfica e de audiovisual”, reforçou.

Fundador da Fundacine, o ator e cineasta Werner Schünemann explicou que a ideia era criar uma entidade permanente de apoio ao setor e ouvir dentro do conselho gestor o que a população esperava do cinema gaúcho. Um dos projetos, o Roda Cine, que terá em breve a sessão de retomada, leva o cinema aos municípios do interior. “Na primeira sessão em São Lourenço do Sul, tinha gente que nunca tinha visto um filme em tela grande”, contou. Segundo o ator, foi um dos congressos de cinema organizado pela entidade no estado que fomentou a criação da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Para o também fundador e atual diretor-presidente, Luiz Alberto Rodrigues, a homenagem mostra a relação de troca que a entidade mantém com o Legislativo e também com o Executivo. Beto Rodrigues, como é conhecido, reforçou, ainda, o papel da entidade num estado que produz de 20 a 30 filmes/ano. “Somos o 3º polo produtor, mas o 1º em produção per capita nacional”. Ele também defendeu a regulação para exibições nacionais e estrangeiras nas plataformas de streaming, a partir do projeto em tramitação no Congresso Nacional.

Paola Malmann, coordenadora de Projetos da Fundacine, também se manifestou. Participaram representantes do Ministério da Cultura, de universidades, entidades culturais e profissionais da área.

Matéria da Agência de Notícias da ALRS