A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia prestou homenagem aos professores e professoras aposentados durante o período de Assuntos Gerais da reunião desta terça-feira (15). A professora Delmídia Bergmann Foletto recebeu a Medalha da 56ª Legislatura in memoriam , por proposição da deputada Sofia Cavedon (PT), presidente do colegiado.
Em sua manifestação Sofia Cavedon disse que a homenagem neste dia 15 de outubro, dia dos professores e professoras, na pessoa de Delmídia Foletto, professora de matemática que liderou a luta dos aposentados e aposentados no último período e que mostrava com muita contundência o quanto eles perderam no Estado com a Reforma da Previdência, estabelecendo a cobrança de contribuição previdenciária de inativos e pensionistas; foram os mais prejudicados com as reformas do IPE- Saúde e ainda estão com seus salários congelados. “A luta da categoria, especialmente dos aposentados e aposentadas, é para que, quando tem reajuste a aplicação do percentual, se efetive para toda a categoria: seja os/as que estão na ativa e aposentadas (os), com e sem paridade, em sua integralidade. A professora Delmídia representa esta luta”, destacou a parlamentar.;
O professor Isaias Foletto, acompanhado de familiares, recebeu a homenagem em nome da mãe. Professora de matemática da rede estadual, Delmídia Foletto encerrou sua carreira lecionando no Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado. Dedicada à luta dos professores aposentados, foi uma das idealizadoras do Grupo de professores aposentados do Vale do Taquari RS na Luta. Em nome do grupo, Tânia Schwab agradeceu a iniciativa feita nesse dia.
Participaram da homenagem, na sala Salzano Vieira da Cunha, professores do 8º Núcleo do CPERS; a vice-presidente do APAEPERS-SINPRO, Rita de Cássia Cardoso; o vice-presidente do Cpers, Edson Garcia; e o vereador de Porto Alegre, Jonas Reis.
Quem é a professora Delmídia Bergmann Foletto
• Nasceu no dia 24 de agosto de 1957, no município de Lajeado.
• Começou a lecionar cedo, aos 16 anos, na Escola Municipal Princesa Isabel, em Canudos do Vale, na época distrito de Lajeado.
• Casou-se aos 26 anos com Eli José Foletto e com este mudou-se para Boqueirão do Leão onde deu aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Adolfo Mânica.
• Formou-se em Ciências Exatas na UNISC, onde também fez pós em Matemática Estatística e Financeira, no final dos anos de 1980.
• Mudou-se para a área urbana de Lajeado em 1990, vindo a trabalhar na cidade vizinha de Estrela na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Moinhos, está destruída na enchente de maio de 2024.
• Transferiu-se para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Fett Filho no ano de 1996, e está em Lajedo, onde exerceu o cargo de vice-diretora.
• Com o fim do ensino fundamental noturno, começou a trabalhar também no Colégio Presidente Castelo Branco, em 1999. Ficou em ambas escolas até sua aposentadoria definitiva no ano de 2019.
• Desde então, vinha lutando ao lado dos servidores aposentados por respeito aos seus direitos adquiridos e dignidade àqueles que dedicaram sua vida à educação.
• Após 30 dias lutando pela vida na UTI do Hospital Bruno Born faleceu aos 67 anos, no dia 4 de abril de 2024, coincidentemente no dia do aniversário de uma de suas maiores paixões, o Sport Club Internacional.