Pular para o conteúdo

Comissão destaca programa nacional que leva arte e cultura a escolas de tempo integral

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia destacou nesta terça-feira (07/10) o Programa Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral, que promove atividades artístico culturais às escolas de tempo integral em todo o país. A reunião foi proposta pela deputada Sofia Cavedon (PT), que assinalou a importância da iniciativa, que envolve os Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC).

A deputada afirmou que o programa articulado entre MinC e MEC vai estimular uma escola mais feliz e em condição de envolver os estudantes. Ela alertou sobre a alta a evasão e o abandono escolar, com 56 % dos jovens do Rio Grande do Sul, de 14 a 29 anos, fora da escola, enquanto 44 % deles só trabalham. “Realmente precisamos de uma escola mais atrativa e que dialogue com as demandas da juventude, que eu acho que essa é uma dimensão que a cultura, a arte, essa inter-relação, ela propicia muito”, afirmou.

Secretário de Formação do Livro e Leitura do Minc, Fabiano Piúba, explicou que o programa foi lançado pela portaria interministerial MEC/MINC nº 7, de 16 de setembro de 2025. A iniciativa programa prevê um repasse total de R$ 27 milhões para viabilizar projetos voltados à história e cultura afro-brasileira e indígena, residência cultural nas escolas com a participação de artistas, promoção da leitura, produção e exibição audiovisual e atividades fora da escola, como visita a museus, teatros e ateliês.

O coordenador de Educação em Tempo Integral do Ministério da Educação, Alexandre Falcão, disse que o programa foi pensado para favorecer estudantes de regiões vulneráveis, em que as condições socioeconômicas geram maiores dificuldades de aprendizado. Segundo ele, a arte e a cultura contribuem para reduzir a evasão e facilitar o aprendizado de Matemática e auxiliar na interpretação e produção de textos, entre outras disciplinas.