Água e energia não são mercadoria!
No início da tarde desta terça-feira (10), a Comissão Especial para tratar dos serviços de Energia Elétrica no RS, presidida pelo deputado Edivilson Brum (MDB) realizou a primeira reunião ordinária para deliberação sobre o plano de trabalho e apreciação de requerimentos de audiência pública.
Por oito votos favoráveis e nenhum contrário, os deputados aprovaram sete requerimentos de audiências públicas, por proposição do presidente da comissão, para analisar a atuação das empresas Concessionárias de Energia Elétrica CEEE – Equatorial e Rio Grande Energia – RGE, na solução dos problemas de fornecimento e restabelecimento dos seus serviços após o temporal ocorrido no mês de janeiro de 2024 no estado. Os debates serão realizados nas cidades de Porto Alegre, Bagé, Camaquã, Lajeado, Rio Pardo, Jaguari e Pelotas, em datas a serem definidas.
No período de Assuntos Gerais da reunião, por sugestão da deputada Sofia Cavedon (PT), foi acordado o encaminhamento de questionamento, por escrito, às empresas concessionárias sobre a situação e qualificação dos funcionários que prestam serviços de manutenção, além de informações sobre os casos de morte em serviço naquele período. Também foi incluída à solicitação o pedido de esclarecimento sobre planos de contingência e prevenção. Ainda serão solicitadas informações sobre as penalidades aplicadas pelas agências reguladoras Aneel e Agergs.
Também integram a comissão os deputados Adão Pretto Filho (PT), Marcus Vinícius (PP), Elizandro Sabino (PRD), Zé Nunes (PT) e Airton Artus (PDT).
Fonte: Agência de Notícias da ALRS