O calendário escolar e mudanças curriculares implementadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre foram questionadas nesta quinta-feira (25), em audiência virtual com a secretária de Educação, Janaina Audino. A exclusão da Filosofia da grade curricular, a inserção da Religião e a diminuição das disciplinas de História e Geografia foram alguns dos pontos tratados.
Agendado pela deputada estadual Sofia Cavedon, o encontro contou com a presença da comissão de diretores de escolas formada por Manoel José Ávila, Rosele Cozza Bruno de Souza e Sinthia Santos Mayer. Após negociações, a secretária concordou em manter a Filosofia na grade, formando um período semanal agregado à Religião, retirando o projeto de Espaço Filosófico, questionado por professoras/es da rede por colocar a disciplina como facultativa.
Conforme a deputada, foi um momento muito importante, “porque a representação do fórum de diretoras e diretores foi ouvida nas contrariedades que tem em relação à proposta pedagógica que a Smed considerava final, em parte, mas em uma parte bem simbólica: a Filosofia volta para dentro do currículo e também dá conta dos objetivos da Religião, previstas na BNCC”.
A secretária vai marcar nova reunião para rever proposta de formação e de calendário e mostrou-se acessível para modificar. “Foi uma reunião muito positiva, fico muito feliz enquanto deputada de estar nessa construção e na escuta dessa rede que é tão protagonista de uma educação diferenciada”, comemorou Sofia.