Deputada Sofia Cavedon (PT) está insistindo como Chefe de gabinete do prefeito há duas semanas para que receba o Conselho de Feiras Ecológicas de Porto Alegre, pois o seus Secretário não o respeita!
Na segunda-feira, 3, a deputada Sofia Cavedon esteve com representantes, produtores/as, expositores/as e frequentadores/as das Feitas Ecológicas da Capital que mais uma vez se reuniram na sede do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) a fim de defender suas contribuições para a Lei das Feiras. A falta de diálogo com o executivo municipal deu a tônica do encontro.
Sofia reforça que a proposta de regulamentação defendida pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), não contempla as reivindicações do Conselho e o secretário tem se mostrado irredutível no aceite de uma construção democrática para a proposta da Lei.
As feiras agroecológicas são uma construção cidadã e um patrimônio que orgulha nossa cidade há 30 anos, salienta a deputada afirmando que “a construção da Lei precisa ser democrática e defender bandeiras históricas deste movimento”. Devido a falta de diálogo com o poder executivo, nossa ideia é chamar a atenção do prefeito Melo para a importância deste tema e da construção coletiva da Lei pelo Conselho de Feiras Ecológicas de Porto Alegre – órgão representativo e legítimo da organização do setor.
O assunto está em pauta desde 2018, quando foi levado à Comissão de Saúde e Meio Ambiente na Câmara Municipal. “A regulamentação proposta neste momento pela Prefeitura não contempla os anseios das e dos agricultores/as agroecológicos e do Conselho de Feiras. Ao contrário, toma para si critérios de escolha de produtores/as e cria a figura de comerciantes, rompendo com o espírito das feiras de comércio direto do/da produtor/a com o/a consumidor/a. E mais, interrompeu o diálogo que já estava ruim, da elaboração de uma lei e fez uma Resolução unilateralmente, impondo sua vontade”, salienta Sofia.