A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa debateu nos Assuntos Gerais, sobre as demandas encaminhadas pela deputada Sofia Cavedon (PT) de professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Ildo Menegheti, Karime de Souza Kiener, e a diretora da Escola Estadual Santa Rosa, que buscam agilizar o funcionamento das Salas de Recuperação destinadas para alunos de inclusão com adaptação curricular.
Conforme Sofia a demanda do entorno, que é grande, chega na escola Santa Rosa para o ensino médio, mas a instituição não tem o suporte para atender. “É uma demanda antiga da escola, que tem espaço físico, tem recursos do FNDE para adequação desses espaços e só aguarda a autorização para o funcionamento e designação de professores”, informa a parlamentar.
Karime Kiener, que é diretora da EMEF – Escola Municipal de Educação Infantil Ildo Menegheti, relatou que se trata de reivindicação antiga e explicou que a sua escola dispõe desde 2013 do atendimento mas a Escola Santa Rosa, que é polo de ensino do Bairro Nova Santa Rosa e Rubem Berta, que recebe alunos nessa condição de outras escolas, não dispõe desse local especializado de atendimento para inclusão de alunos especiais na última etapa da educação básica. Desde o início do funcionamento dessas salas, 130 alunos saíram da rede municipal para a estadual adaptados no ensino através dessas salas.
A diretora da Escola Estadual Santa Rosa, Izabel Siqueira, explicou que esse problema atinge a comunidade, uma vez que são 1.200 alunos sem esse atendimento dentro da escola. Desde 2017 encaminhou à SEDUC pedido para viabilizar as Salas de Recuperação, tendo recebido recentemente verba do governo federal para montar esse fim, e aguarda aprovação da SEDUC. O funcionamento atual é através de escolas itinerantes, o que dificulta o acesso dos alunos e falta pessoal suficiente para o atendimento dentro da escola.