Pular para o conteúdo

Deputada Sofia cobra de Secretária o desinvestimento na educação

O desinvestimento na educação estadual com o governo não cumprindo o percentual constitucional para o setor que é de 35%, foi a cobrança da deputada Sofia Cavedon (PT), à secretária estadual de Educação Raquel Teixeira que participou, na manhã desta terça-feira (25), da reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. Para Sofia esse é um problema gravíssimo, que tira as condições das escolas de serem instituições de qualidade.

Em sua manifestação, a deputada questionou o uso do Fundeb para pagamento dos salários de inativos, que na reformulação do Fundo ficou proibido de usar para esse fim, informando que desses recursos, em 2023, apenas 11,9% foram usados na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Estadual. Sofia disse que o desinvestimento se expressa também na defasagem de professores concursados em relação aos contratos temporários, que hoje representam 58.7% do quadro, assim como defendeu o urgente chamamento dos aprovados no último concurso público. A falta de estrutura predial das escolas também foi destacada pela deputada que acompanha as inúmeras demandas de escolas que necessitam de reformas como as de rede elétrica, que recentemente foi sentida pela comunidade escolar com as temperaturas altíssimas que ocorreram no Estado.

Sofia, que é vice-presidente da Comissão, também apresentou problemas da administração estadual quanto às perdas salariais dos professores e funcionários de escolas, o drama dos aposentados, a falta de bibliotecas e quadras esportivas, a falta de diálogo com os estudantes sobre a aplicação do novo Ensino Médio e a educação infantil que o governo só atua para a sua municipalização. Sofia Cavedon entregou à Secretária exemplares dos Observatórios da Educação e da Educação Infantil elaborados pela Comissão de Educação no período em que a presidiu (2023/2024).