Pular para o conteúdo

Deputada Sofia homenageia os 75 anos da OSPA

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu nesta quinta-feira (27) uma homenagem especial aos 75 anos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), reconhecendo sua relevância histórica, artística e formadora para o Estado. A cerimônia, realizada no Salão Júlio de Castilhos da AL-RS, foi uma iniciativa da deputada estadual Sofia Cavedon (PT).

Durante o ato, a Medalha da 56ª Legislatura, uma das distinções oficiais da Assembleia Legislativa, foi entregue à direção da Associação dos Funcionários da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – AFFOSPA. Fundada em 1950 pelo maestro Pablo Komlós, que a dirigiu por quase três décadas, a OSPA consolidou-se como uma das mais importantes orquestras do Brasil, levando a música erudita a diferentes públicos e formando gerações de músicos e ouvintes.
Desde 1965, quando se tornou fundação pública, a OSPA passou a integrar a estrutura da Secretaria da Cultura do Estado, afirmando-se como patrimônio cultural e histórico do Rio Grande do Sul e como bem cultural imaterial de Porto Alegre.

Durante a cerimônia, autoridades destacaram a relevância da instituição Gilberto Schwartsmann, presidente da Fundação OSPA; Geraldo Ferreira Lopes, presidente da Fundação Cultural Pablo Komlós; Manfredo Schmiedt, diretor artístico e maestro titular e Rafael Figueredo, presidente da AFFOSPA.

Como ponto alto do evento, a OSPA fez uma apresentação musical especial para o público presente, celebrando a sua trajetória e reafirmando seu papel como uma das mais importantes instituições culturais do Estado.

“A OSPA é um patrimônio vivo do Rio Grande do Sul. Celebrar seus 75 anos dentro da Assembleia é reconhecer uma história de excelência, resistência, formação e compromisso com a cultura. É uma alegria poder entregar a Medalha da Legislatura a esta instituição que marca gerações”, afirma a deputada Sofia Cavedon, vice-presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

A cerimônia contou com a presença de parlamentares, gestores culturais, artistas, ex-integrantes da OSPA e representantes da comunidade musical gaúcha.