Pular para o conteúdo

Deputada Sofia inicia a Caravana “Vida das Mulheres e das Meninas: Ou a Educação muda ou a violência continua”

Recente pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), ‘Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil’, apontou que 21,4 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência nos últimos 12 meses e, uma em cada dez mulheres, relatou ter sofrido abuso ou ter sido forçada a manter relação sexual contra a própria vontade, no período analisado.

Para que esses alarmantes números caiam ou a Educação muda ou a violência continua. Essa é a campanha que a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) inicia neste mês de março, mês de luta das mulheres. Sofia é autora da Lei 15.484/2020 (Art. 50 da 15.988/23) que estabelece a promoção de ações que visem à valorização de mulheres e meninas e a prevenção e combate à violência contra as mulheres nas escolas, “é a prevenção pela educação” destaca a parlamentar.

Depois de realizar dois Seminários de Formação de Articuladoras de Práticas Pedagógicas Não-Sexistas em 2022, e destinar, em 2024, emenda orçamentária para 15 escolas estaduais desenvolverem e qualificarem seus projetos pedagógicos para a valorização de mulheres e meninas e a prevenção e combate à discriminação na rede estadual de ensino a partir da Lei 15.484, a deputada inicia 2025 lançando a “Caravana Ou a Educação muda ou a violência continua”, que irá às escolas com cursos de Normalistas com uma exposição e palestra sobre o tema.

“O que precisamos mudar, no que devemos ficar atentas, são questões que levo nas oficinas da Caravana, como a realizada na terça-feira, 11, na Escola Estadual Ildo Meneghetti, localizada na Restinga, em Porto Alegre”, informa a deputada. Solicitações podem ser encaminhadas para o e-mail: sofia.cavedon@al.rs.gov.br.