Após o ato em frente ao Palácio Piratini contra a municipalização da EEEF Profª Leopolda Barnewitz, localizada na Cidade Baixa em Porto Alegre, novo movimento foi realizado em agenda construída pela Deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. A reunião foi nesta quarta-feira, 30, com o secretário de Educação Municipal Maurício Cunha, a vereadora eleita Atena Beauvoir Roveda (PSOL, a comunidade escolar e a Deputada, onde discutiram sobre a situação da escola que não deseja ser municipalizada. Também foi entregue ao titular da Pasta o abaixo-assinado e a posição do Conselho Escolar.
No encontro, Sofia apresentou o enorme déficit da Educação Infantil na cidade e afirmou ser uma “irresponsabilidade o governo municipal assumir estudantes e escolas que a rede estadual atende”. A deputada destacou ainda que manter a Leopolda Barnewitz estadual e em turno integral, não impede de atender a Educação Infantil nos espaços ociosos da escola, em regime de colaboração. “O que, aliás, é desejável para toda a cidade”, enfatiza a parlamentar.
Na ocasião, o Secretário aceitou a proposta feita pela Deputada, de utilizar a parte de um dos dois prédios que não está sendo usado, para ampliação da Educação Infantil na capital. Com a enchente de maio, parte da estrutura da instituição foi atingida tendo que acomodar todos os 174 alunos em um único bloco. O outro bloco pode receber a Educação Infantil, afirmou a diretora da escola e a comunidade que entregaram um abaixo-assinado e a ata da reunião do Conselho Escolar que definiram isso.
O Secretário Municipal de Educação afirmou que não fará municipalização da escola contra a vontade da comunidade e que manteria o turno integral. Conforme Sofia se comprometeu também de formalizar, com um ofício, à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), explicitando a parceria para os espaços ociosos do prédio da escola para a Educação Infantil.
Na reunião foi levantada ainda a questão da Escola Rio Grande do Sul, fechada pelo governador Leite em 2020, para atender a enorme demanda da Educação Infantil na cidade. Conforme o Secretário, Porto Alegre irá assumir o espaço e está apenas aguardando que o governo do Estado retire os arquivos que estão depositados no local.
A deputada Sofia Cavedon informa que outra ação da luta já tem reunião marcada, desta vez com a Promotora de Justiça, Dra. Luciana Moraes Dias, da Promotoria Regional de Educação do Ministério Público Estadual para encaminhar a situação. A audiência será dia 18 de novembro, às 14h, na sede do MP (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – Praia de Belas).