Mais inclusão, mais Institutos Federais: educação que transforma o Brasil!
A deputada Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, esteve em reunião no MEC com Charles Okama de Souza, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), e com Raquel Moreira, chefe de gabinete da ASPAR, para tratar de pautas essenciais à expansão e à inclusão na rede federal.
O diretor do Campus Sapiranga, Valter Lenine, o coordenador de Pesquisa e Extensão, Marcos Rijo, a pró-reitora de Extensão, Fabíola Pereira, e o reitor Carlos Jesus apresentaram a proposta de criação do curso de formação de professor/monitor auxiliar de inclusão no campus do IFSul Sapiranga. Okama solicitou que o campus formalize a demanda, e a Secretaria marcará uma reunião interna em Brasília com outras diretorias e Ministérios envolvidos.
A formação para a inclusão escolar é uma grande demanda para a educação básica e até para o ensino superior. Não há profissionais habilitados para esta função em nível técnico. Será um curso inovador e fundamental para garantir a educação para todos e todas. Por isso sugerimos ao IFSul Sapiranga, onde o diretor, Valter, é uma pessoa com deficiência e tem grande compromisso em atuar na inclusão escolar.
Sofia também pautou a criação do Instituto Federal de Rosário do Sul, com previsão de início por meio de um Centro Avançado de Educação e necessidade de garantir recursos humanos para viabilizar sua implantação. Charles informou que serão liberados 48 cargos de professor e professora, que dependem da decisão do campus em como aproveitá-los e da sua capacidade de provimento.
No encontro foi tratado ainda as demandas do campus recém emancipado de São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Conforme Sofia já foram contemplados pelo PAC com refeitório e biblioteca, mas necessitam a construção de 12 salas de aula. “A demanda foi identificada na reunião, no custo de 6 milhões , com nova solicitação da Setec para inclusão no PAC, junto com várias outras demandas do Instituto Federal Farroupilha”, informa a deputada que também referiu a necessidade de complementação de recursos para o custeio do IFar Campus Uruguaiana.