Nesta sexta-feira (17), em roteiro pelas escolas da rede municipal e estadual em Porto Alegre, localizadas na Zona Sul, a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) pode conferir novamente algumas das dificuldades enfrentadas pelas instituições, tanto no que se refere à infraestrutura quanto ao atendimento aos alunos em ensino remoto.
Na primeira escola visitada, a EMEF Vila Monte Cristo, na Vila Nova, a deputada reuniu com o conselho escolar da instituição e ouviu as demandas sobre limitações no ensino remoto, impostas por algumas restrições da Secretaria Municipal de Educação (SMED). A supervisora Denise Biavatti relatou a sobrecarga das educadoras e educadores para dar conta do ensino híbrido. Sofia ficou encantada com a biblioteca Erico Verissimo que conta com mais de 15 mil livros. A deputada também recebeu o exemplar da sexta edição da Pretexto, publicação assinada pelas professoras e professores da instituição.
Na EEEM Visconde do Rio Grande, no bairro Cavalhada, Sofia foi recebida pela diretora Ingrid Page, que mostrou as infiltrações em salas de aula e um trecho do muro da escola, que segue escorado há cerca de três anos. Apesar do esforço da equipe, direção e comunidade escolar para amenizar os obstáculos, a instituição faz parte das escolas estaduais que têm sofrido com condições precárias, denunciadas pela deputada desde 2019.